No Dia Nacional da saúde, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a população brasileira possui um alto índice de obesidade e o percentual de pessoas consideradas obesas, acima dos 20 anos, mais que dobrou entre 2003 e 2019. "Com números tão alarmantes, é importante que as pessoas tenham amparo nutricional. A alimentação correta minimiza diversas doenças e prolonga a vida", comenta Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, startup de nutrição. 
Para diferenciar os dois tipos diferentes dessa manifestação, o psicólogo e psicanalista Ronaldo Coelho, da capital paulista, revela que quando o sintoma é decorrente da ansiedade os sinais aparecem e desaparecem em pouco tempo durante um dia, já nos casos de COVID-19, a sensação de sufocamento não desaparece.

 covid1 

A  Nutricionista Adriana Stavro chama nossa atenção para o "Dia Mundial do Câncer",  data importante para incentivar a conscientização sobre prevenção da doença e conta como a dieta pode ajudar a evitar tumores. "Vários fatores ambientais como fumo, sedentarismo, má alimentação e obesidade estão supostamente associados a doença. Desde 1980, a prevalência da obesidade dobrou no mundo e é causada por fatores genéticos, neuroendócrinos, psicológicos e ambientais. 

 diamundialdocancer 

"As mudanças de hábitos simples podem ajudar a melhorar os sintomas de extremidades frias, inchaço dos membros inferiores, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento e aparecimento de varizes podem ser sinais de má circulação, por exemplo", diz Caio Focássio, cirurgião vascular de SP.

 circulacao 

"Num ano em que pelo menos 180 mil famílias brasileiras perderam alguém por conta do coronavírus, não surpreende que LUTO represente o sentimento das pessoas. Fazemos há cinco anos esta pesquisa e, sem dúvida, essa foi a palavra mais dura de todas", afirma Leandro Machado, cientista político e sócio fundador da CAUSE. 

LUTO foi identificada como a Palavra que melhor representa 2020.

  

De acordo com a psicóloga Sabrina Amaral, “o isolamento social que mantém as pessoas dentro de casa, dividindo seu tempo entre atividades profissionais, cuidados com a casa e a família, e a preocupação de não saber como será o futuro, desperta um sentimento latente de que é preciso aproveitar o tempo para pensar em soluções criativas, novos produtos e serviços para driblar a crise e deixar o empreendimento longe do vermelho”

 

Página 6 de 34